Teatro como Educação
1º encontro : 28 e 29 de Março
(14h as 18h)
2º encontro: 11 e 12 de Abril
(14h as 18h)
Expressão, Inclusão e Transformação

Formação: Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e Mestre em Ensino das Artes Cênicas. Possui ampla formação em teatro e educação, com especialização na metodologia do Teatro do Oprimido. Experiência: Helen tem uma carreira de mais de 29 anos como educadora e curinga do Teatro do Oprimido, atuando internacionalmente em países da Europa, América Latina e Ásia. Foi coordenadora de várias edições das Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido, e tem experiência na formação de educadores populares e na inclusão de práticas teatrais na educação.
Professora: Helen Sarapeck
Carga Horária Total: 20 horas
Formato: 16 horas presenciais + 4 horas de conteúdo online disponível para consulta.
O módulo "Teatro na Educação: Expressão, Inclusão e Transformação" explora o teatro como uma educação pedagógica de inclusão social. Por meio de abordagens teóricas e vivências práticas, os participantes serão incentivados a utilizar o teatro como recurso para promover a expressão pessoal, o desenvolvimento da autoestima, o trabalho coletivo e o engajamento dos educandos no contexto escolar e comunitário.
O curso abordará jogos teatrais, improvisação, criação coletiva de cenas e práticas inspiradas no Teatro do Oprimido, enfatizando o protagonismo dos participantes.
Objetivos
✔ Incentivar educadores e agentes culturais para a aplicação do teatro como estratégia pedagógica.
✔ Desenvolver habilidades de expressão corporal, imagética e sonora por meio de jogos e técnicas teatrais.
✔ Promover a inclusão social por meio de atividades que valorizam a diversidade cultural.
✔ Estimular o trabalho colaborativo na construção de narrativas que refletem a realidade dos participantes.
Conteúdo
Metodologia
O módulo será experiencial e interativo, combinando discussões teóricas com práticas corporais e jogos teatrais. Os participantes serão incentivados a criar cenas e desenvolver projetos teatrais voltados para a inclusão social e a educação. Também haverá momentos de troca de experiências e reflexões coletivas.
🎭 O teatro como prática educacional.
🎭 Expressão corporal, imagética e sonora no ambiente educacional.
🎭 Jogos teatrais e improvisação como caminhos pedagógicas.
🎭 Teatro do Oprimido e suas aplicações na educação.
🎭 Criação coletiva de cenas e narrativas.
🎭 Inclusão social e teatro: práticas de integração.
🎭 Incentivo ao uso do teatro na educação formal e não-formal, através de estratégias planejadas
Recursos Didáticos
📌 Espaço amplo para movimentação.
📌 Equipamentos audiovisuais (projetor e caixas de som).
📌 Materiais para construção cênica através de sucatas (tecidos, caixas, garrafas, pet, potes, tampas, latas e todo material que não tem mais aparente utilidade)
📌 Materiais Cênicos como tecidos, adereços e máscaras.
📌 Papéis, canetas, tintas, pincéis, tesouras, fitas adesivas, cola e etc