top of page

Manoel de Barros

"A maior riqueza do homem é a sua incompletude. Nesse ponto sou abastado. Palavras que me aceitam como sou - eu não aceito. Não aguento ser apenas um sujeito que abre portas, que puxa válvulas, que olha o relógio, que compra pão às 06 horas da tarde, que vai lá fora, que aponta lápis, que vê a uva, etc, etc. Perdoai. Mas eu preciso ser Outros. Eu penso renovar o homem usando borboletas."

​
Formas de Existir - Percurso nas Artes para Educadores, é uma formação interdisciplinar para educadores e agentes culturais, através de um ciclo de 04 oficinas nas áreas de mediação de leituras literárias, teatro na educação, mediação de cinema, e design amigável. O projeto se propõe a promover o uso das artes como uma metodologia pedagógica de existência, em um campo dialógico que articula produção simbólica e poética do ser humano.

Conectada ao atravessamento entre linguagens artísticas, manifestações populares e a pluralidade dos saberes, a arte educação compreende a importância da dimensão social para o desenvolvimento humano. Por saberes, compreendem-se os diferentes conhecimentos as expressões culturais produzidos pela coletividade, entendendo as pessoas como mediadoras da diversidade.
​​
Oficinas
As oficinas presenciais terão duração de 16 horas complementadas por conteúdo online, proporcionando aos participantes uma formação de 20 horas por oficina.
Serão ofertadas 30 vagas por oficina, sendo que 20 serão para professores da rede pública, e 10 vagas para agentes culturais, comunitários, artistas e comunidade, abrindo espaço para uma diversidade de olhares e práticas, o que contribui para a ampliação do debate sobre a inclusão cultural, um dos pilares da Política Nacional Aldir Blanc​.  Para assegurar a inclusão efetiva desses grupos, o projeto adotará critérios de seleção afirmativos que reservam vagas específicas para pessoas pertencentes a grupos socialmente vulneráveis. Serão destinadas 50% das vagas em cada módulo do curso para pessoas negras, Indígenas, LGBTQIAPN+ e PcD.
​
Facilitadores
​A execução do projeto contará com uma equipe de facilitadores com vasta experiência na área, incluindo José Augusto da Silva Neto, doutor em Educação e especialista em políticas públicas de leitura; Helen Sarapeck Ribeiro Pinto, doutora em Artes Cênicas e especialista em Teatro do Oprimido; Carol Marins, produtora audiovisual de televisão e cinema; e Vanessa Trentin, especialista em design gráfico com expertise em experiência do usuário E DE (UX e UI). Esses profissionais trarão uma abordagem interdisciplinar e acessível, assegurando uma formação prática e teórica, que incentivará a aplicação das artes no cotidiano educacional dos participantes.
​
Parcerias
O projeto conta com parceria com as Secretarias de Educação do município e pela Gerência Regional de Educação do estado de Santa Catarina, que têm papel fundamental na difusão dessas atividades. Por isso ele será realizado em diferentes escolas situadas em bairros periféricos de Caçador, com cada módulo sendo oferecido em uma escola distinta. Essa abordagem não apenas facilita o acesso ao projeto, mas também permite que os participantes conheçam mais de perto a realidade das escolas públicas da cidade, proporcionando uma oportunidade de explorar outros bairros e comunidades. Também ajudam a construir esse projeto a Associação Caçadorense de Educação Inatil e Assistência Social -ACEIAS, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caçador- APAE, Associação de Pais e Amigos de Surdos de Caçador - APAS e Sindicato dos Servidores Municipais de Caçador.​

Realização

Logo Nuvem Cabocla
Logo Prefeitura de Caçador
assinaturaconjunta_rgb_horpreferencial 1.png

Parceiros

aceias.png
Sem título.png
481227222_572828039119592_7404539658848857225_n 1.png
Logo_SED_2019_-_vertical_-_fonte_preta.png
Frame 4.png
Original on Transparent 1.png
images 1.png
bottom of page